top of page

Festival Viva Zumbi reúne grandes atrações para celebrar a cultura negra em Niterói

Shows gratuitos de L7NNON, Mumuzinho, Portela, Samba da Utopia e outras atrações movimentam o Caminho Niemeyer no dia 20 de novembro.


O Viva Zumbi, maior festival de cultura negra do estado do Rio de Janeiro, será realizado no dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Caminho Niemeyer, em Niterói, a partir das 10h.
Cria de Realengo que conquistou o Brasil, L7NNON é um dos maiores rappers em evidência na cena. Foto: Divulgação

O Viva Zumbi, maior festival de cultura negra do estado do Rio de Janeiro, será realizado no dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Caminho Niemeyer, em Niterói, a partir das 10h. O evento trará uma programação repleta de atrações culturais e artísticas para celebrar a ancestralidade e a resistência do povo negro. Organizado pelo Instituto Casa da Utopia, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais e com o apoio da Prefeitura de Niterói, o evento chega à sua 16ª edição consolidado como um dos mais importantes encontros culturais do estado. Além de grandes shows, o público poderá conferir feiras, apresentações de capoeira, debates e a tradicional feijoada.


“O Viva Zumbi é a maior festa da Consciência Negra do estado do Rio. Tenho muita alegria de participar da construção dessa celebração do orgulho do povo negro, festejando nossas heranças e o nosso legado. Festejamos a nossa resistência, nossa gastronomia, nossa literatura, nossas danças, nossas religiosidades e nossas vidas.” afirmou a coordenadora executiva do evento, Valda Neves Idealizado pela Deputada Estadual Verônica Lima, autora da Lei 3110/2014 que instituiu a Semana Municipal da Cultura Negra em Niterói, o Viva Zumbi faz parte das celebrações anuais de 14 a 20 de novembro.


“Este evento é muito mais que uma festa. O Viva Zumbi representa um espaço de resistência e valorização da cultura negra, levando às ruas de Niterói as pautas da cidadania e da luta contra o racismo estrutural. Nossa programação deste ano é um convite para que todos celebrem conosco essa jornada de encantamento, ancestralidade e representatividade,” destacou a deputada estadual Verônica Lima, idealizadora do festival.

O Viva Zumbi, maior festival de cultura negra do estado do Rio de Janeiro, será realizado no dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Caminho Niemeyer, em Niterói, a partir das 10h.
Reprodução/Internet

O festival contará com atrações como L7NNON, Mumuzinho, a tradicional escola de samba Portela, o grupo Samba da Utopia, Banda Um Amor, Orquestra da Grota, Malungueto, Baile Funk das Antigas e os DJs Bieta e Claudinho. Além das apresentações musicais, haverá tendas temáticas com oficinas, debates e rodas de conversa sobre temas relevantes para a comunidade.

Com o tema “Da Ancestralidade à Representatividade: Somos Encantamento e Resistência!”, o Viva Zumbi 2024 promete unir cultura e reflexão em um ambiente acessível e festivo. A entrada é gratuita, e serão arrecadadas doações de alimentos não perecíveis, exceto açúcar e sal. A lotação é limitada.


“O tema desta edição do Viva Zumbi evoca as nossas raízes, cultura e a nossa história, que ecoam até os dias de hoje. Estamos homenageando os que abriram os caminhos e pavimentando oportunidades para os que virão depois. O povo negro é parte fundamental da história e da cultura do nosso país. Somos raízes!” declarou o coordenador, Luiz Justino.


Serviço


Data: 20/11/2023

Horário: A partir das 10h

Local: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói - RJ (Caminho Niemeyer

Comments


bottom of page